Primeiros Passos Para ser um Corretor

Procedimentos Iniciais

1 . Obtenha Certificação Oficial da ENS

Na prática, poucas coisas mudaram mesmo com o lançamento da MP. Para aqueles que acham que qualquer um pode se tornar corretor de seguros, saiba que não é bem assim. O primeiro passo para qualquer pessoa se tornar corretor de seguros é se qualificar através do curso oferecido através da ENS (Escola de Negócios e Seguros), a única instituição reconhecida pela formação destes profissionais. Mais informações no site da ENS https://www.ens.edu.br/.

2 . Inscreva-se no IBRACOR

A IBRACOR é a instituição autoreguladora dos corretores de seguros. Todo o procedimento de filiação e cadastro deverá ser feito através do site do IBRACOR. O Ibracor exige que para a obtenção do registro o corretor possua a certificação oficial oferecida pela Instituição oficial de ensino e certificação (ENS)

A documentação exigida pelo IBRACOR é similar à lista exigida pela SUSEP. A grande mudança notada até o momento é a cobrança de tarifas para o serviço inscrição do registro PF ou PJ . Os valores variam conforme tipo, PF ou PJ. Para checar os detalhes das novas tarifas cobradas, acesse o site da Ibracor através deste link

3 . Escolha entre ser PF ou PJ

Corretor, você que já obteve seu certificado ENS e já realizou recebeu seu registro ao IBRACOR agora é hora de começar a atuar! Saiba que Corretores PJ tem muito mais vantagens! Atuando como Pessoa Jurídica você pode economizar muito em impostos se comparado à Pessoa Física. Além disso, muitas seguradoras pagam mais comissão para corretores PJ!

Nota-se que há uma tendência no mercado de seguros em atuar de maneira cada vez mais regularizada. Percebe-se que muitas seguradoras já não aceitam corretores PF para vender seus produtos e incentivam cada vez mais a regularização através da pessoa jurídica.

4 . Cadastre-se nas Seguradoras

Chegando até aqui, considerando que você já tem sua empresa aberta, o passo seguinte é cadastrar sua corretora nas seguradoras para que você possa iniciar suas vendas! Recomendamos que nesse momento você já tenha definido quais tipos de seguros vender e quais são as principais seguradoras que deseja trabalhar com esses produtos. Feito isso, basta visitar o site de cada seguradora na seção dedicada aos corretores de seguros. Lá será informada toda a relação de documentos necessária. No geral as seguradoras não diferem muito da documentação exigida.

Obs: Corretor, só não se esqueça que após ter seu CNPJ você deverá efetuar a sua inscrição PJ no IBRACOR também para poder ter acesso aos cadastros nas seguradoras como PJ.

Recomendamos então que tenham em mãos:

  • Ficha cadastral da seguradora preenchida e assinada
  • RG/CPF (dos sócios no caso de PJ)
  • Comprovante de quitação eleitoral,
  • SUSEP ou Inscrição IBRACOR, 
  • CNPJ, Contrato social e Inscrição Municipal (para o caso corretora PJ)
  • Termo de Deferimento Optante do Simples Nacional (Para o caso de corretora PJ)
  • Comprovante Bancário
5 . Busque Ajuda com quem Entende do Assunto

Todo o começo é difícil em qualquer negócio. A Paper Assessoria de Seguros está aqui para auxiliá-lo em tudo que for preciso para que seu negócio dê os melhores resultados o mais breve possível. Conte com uma assessoria de qualidade em que profissionais capacitados em todos os assuntos referentes ao Mercado de Corretores. Fale conosco!